PUDIM DE PANETONE

Massa do Panetone: 240 g de farinha de trigo  /  2 colheres e meia de sopa de açúcar  /  3 colheres de sopa de leite em pó  /  4 colheres de sopa de margarina amolecida  /  4 colheres de sopa de leite morno  /  1 pitada de sal  /  1 colher de sopa de essência de panetone  /  15 g de fermento biológico fresco  /  1 ovo e 2 gemas  /  3 colheres de sopa de água morna.

Pudim de Panetone:  750 g panetone (receita acima)  /  50 g chips de chocolate amargo  /  750 g creme de leite fresco  /  75 ml de leite  /  2 laranjas (para ralar a casca)  /  2 colheres de sopa de açúcar demerara

MODO DE PREPARO

Massa de Panetone: Em um recipiente misturar 3 colheres de sopa de farinha de trigo, o fermento biológico e 3 colheres de água morna, misturar bem até ficar tudo homogêneo e deixar descansar em algum lugar abafado por 20 minutos. Em um recipiente juntar o restante da farinha de trigo, leite em pó, açúcar e misturar. Juntar o ovo e as gemas, a margarina amolecida, a essência de panetone, leite morno a mistura com o fermento e a pitada de sal. Misturar bem até ficar com uma massa lisa e elástica. Levar para descansar por 40 minutos em algum lugar quente e abafado dentro da fôrma. Assim que atingir o topo da fôrma, levar para assar por 30 minutos em forno preaquecido a 180ºC até dourar a parte de cima e depois reduzir o fogo para assar por dentro. Não assar em forno mais alto porque irá ficar cru por dentro e duro por fora.

Pudim de Panetone: Preaquecer o forno a uma temperatura de 160°C. Cortar o panetone horizontalmente em fatias de cerca de 2,5 centímetros e depois cortar na metade. Organizar as fatias em um refratário. Colocar parte dos chips de chocolate por cima. Em uma pequena panela, aquecer o creme de leite, leite e laranja até ficar quente e em uma consistência firme. Despejar sobre o panetone, pressionar levemente para as fatias ficareem completamente molhadinhas. Reservar por 20 minutos. Colocar o restante dos chips de chocolate e o açúcar. Em seguida, asse por 30-35 minutos até dourar e o creme estiver firme.

Por Marie Claire

 

Comments are closed.