VIEIRAS À DOM JOÃO VI

1 k de vieira limpa e cortada  /  2 colheres de sopa de azeite de oliva  /  1 colher de sopa de vinagre  /  2 colheres de sopa de fondor  /  1/2 colher de chá de molho inglês  /  1 pitada de mostarda em pó  /  1 pimentão vermelho ralado  /  2 colheres de sopa de farinha de trigo  /  3 colheres de sopa de manteiga  /  3 xícaras de chá de leite  /  3 gemas  /  2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado  /  3 claras em neve  /  queijo parmesão ralado para polvilhar

MODO DE PREPARO

Temperar as vieiras com o azeite, o vinagre, o fondor, o molho inglês, a mostarda e o pimentão. Levar ao fogo e refogar. Dourar a farinha de trigo na manteiga. Juntar o leite aos poucos. Mexer sempre. Adicionar as gemas, o queijo ralado e mexer até engrossar. Juntar a este molho as vieiras refogadas. Colocar em conchinhas individuais ou numa fôrma refratária, cobrir com as claras em neve e polvilhar com queijo parmesão ralado. Levar ao forno para gratinar. Servir a seguir.

OBS.: Vieiras é semelhante a ostra. Abrir a concha das vieiras, introduzindo a ponta de uma faca e virando-a dentro da concha até separá-la completamente. Lave, eliminando a bolsa preta e aproveitando apenas a parte branca e coral. Você pode usar a parte côncava da concha para fazer vieiras gratinadas, servidas individualmente, como se vê na foto.

Por Almoço e Jantar

Comments are closed.