MORANGA RECHEADA COM ARROZ À MODA DO AGRESTE

Moranga Recheada com Arroz à Moda do Agreste (by CXozinha e Saúde)500 g de carne seca sem gordura  /  1 cebola inteira  /  1 cenoura inteira  /  1 talo de salsão  /  1 cravo da índia  /  1 moranga em ponto de corte de mais ou menos 1  1/2  k  /  2 colheres de sopa de creme vegetal light  /  1 cebola grande picada  /  1 colher de sopa de colorau  /  2 xícaras de chá de arroz lavado  /  1 tablete de caldo de carne  /  1 xícara de chá de água fervente  /  1 lata de milho verde escorrido  /  2 xícaras de chá de salsinha e cebolinha picadinhas  /  6 dentes de alho amassados

MODO DE PREPARO

Carne Seca: Colocar a carne seca em um recipiente e cobrir com água. Deixar de molho por 24 h. dentro da geladeira. Durante este período, trocar a água várias vezes para eliminar o sal. Em seguida, lavar a carme e colocar em uma panela com água, a cebola, cenoura, salsão, o cravo e deixar ferver até amolecer, por aproximadamente 1 h. Desfiar, limpar a gordura restante e reservar.

Moranga: Lavar muito bem a moranga, cortar a tampa e retirar as sementes. Cozinhar em água fervente por aproximadamente 30 min. e reservar.

Recheio: Em uma panela grande derreter o creme vegetal light, dourar o alho e a cebola. Juntar ao refogado a carne seca desfiada e o colorau. A seguir adicionar o arroz e refogar bem. Dissolver o caldo de carne na água fervente e colocar na panela juntamente com o milho. Tampar e deixar cozinhar o arroz. Quando o arroz estiver quase seco, porém ainda úmido, acrescentar a salsinha e a cebolinha e apagar o fogo.

Montagem: Rechear a moranga com o arroz, pressionando bem para preencher completamente. Levar ao forno preaquecido a 180º por aproximadamente 10 a 15 min. Cortar a moranga e servir em fatias com folhas verdes.

OBS.: Consumo Permitido: 1 vez por semana

Para cozinhar o arroz que depois será adicionado a outra preparação, é aconselhável fazê-lo com muita água e sal para que, enquanto ferve, o arroz tenha movimento dentro da panela. Enquanto que para risotos, a quantidade de líquido deve ser agregado aos poucos e sempre fervendo, para que a preparação fique seca.

Por Cozinha Clássica-Baixo Colesterol/99

 

Comments are closed.